Exibir metadados

Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados deste Documento
 
1. Título Título do documento Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Bento Silva; Instituto de Educação Universidade do Minho; Portugal
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Alexandra Araújo; Investigadora no Instituto de Educação, Universidade do Minho
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Claudette Vendramini; Universidade São Francisco (São Paulo, Brasil)
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Ronei Martins; Universidade Federal de Lavras (UFLA)
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Nayane Piovezan; Universidade São Francisco
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Eli Prates; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Anelise Dias; Universidade Paulista
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Leandro Almeida; Universidade do Minho
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Mª Cristina Joly; Universidade de Brasília
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Tecnologias digitais, Competência pedagógica, Ensino superior, Formação de professores
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Competência pedagógica, Ensino superior, Formação de professores

The Application and Use of Digital Technologies by Higher Education Teachers in Brazil and Portugal

Abstract

This study is part of a wider research project about higher education teachers’ achievement with digital technologies in their teaching activities, in Brazil and Portugal, and examines teachers’ skills and frequency in using these resources. Participants are mostly women, with a Master’s degree or a PhD, and from the field of humanities and social sciences. With an age range between 22 and 73 years, and teaching experience from six months to 39 years. Results suggest that the most used digital technologies in both countries are the computer, applications such as text editors, web browsers, power point, PDF, the mobile phone, virtual learning environments, and the multimedia projector. Regarding specifically the use of the internet, most teachers report that they access the internet on a daily basis to check/ log in their email, to search for news, and to create new documents. Concerning teachers’ digital literacy, higher levels of proficiency were found for an instrumental use of technologies when compared to the use for teaching. Based on these results, it is important to acknowledge similarities between teachers from both countries, which suggest the need to develop training programs for teaching with digital technologies.

Keywords: Digital technologies, Teaching competency, Higher Education, Teacher training
 
5. Editora Editora, localização Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2014-08-31
 
8. Tipo Situação & gênero Revisto por pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://arquivo-eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/424
11. Fonte Título da Revista/conferência; V., No. (ano) Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X; v. 7, n. 1 (2014)
 
12. Idioma Português=pt pt
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (género, idade, etc.)
 
15. Direitos Direitos de Autor e Permissões info:eu-repo/semantics/openAccess

Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito dos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos.

Ao submeter um texto à revista os autores concordam em ceder os direitos de publicação mantendo a propriedade e direitos intelectuais sobre o texto. Os autores concordam também em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação académica e científica.

É automaticamente concedido aos autores o direito de disponibilizarem em repositórios institucionais os artigos publicados na revista desde que respeitando integralmente os princípios e a formatação da mesma.