Políticas Editoriais

Âmbito

A revista Educação, Formação & Tecnologias é um projecto editorial de natureza científica que visa promover e divulgar actividades de reflexão, investigação e intervenção no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e na Formação, contribuindo, deste modo, para a consolidação e expansão do conhecimento e das práticas neste campo.

É objectivo da revista pautar-se por critérios de pertinência, actualidade e rigor científico contando para isso com um corpo de especialistas reconhecidos a nível nacional e internacional.

Para além da Direcção, a revista inclui uma Comissão Consultiva e uma Comissão de Referee de modo a assegurar o objectivo de se constituir como uma publicação pautada pelo rigor e qualidade.

A revista terá uma periodicidade bianual com um número a sair em junho/julho e outro em novembro/dezembro. Em cada ano civil poderá ser editado um número extra mediante decisão da direção.

 

Políticas de Secção

Reflexão teórica e/ou revisão crítica de literatura

Os textos de “reflexão teórica” deverão apresentar contributos ao nível da apresentação/proposta de modelos e quadros concetuais originais e inovadores, que constituam um contributo significativo para a reflexão e discussão do conhecimento dentro do âmbito editorial da EFT.

Os textos de "revisão bibliográfica" devem estar amplamente fundamentados, revelarem uma pesquisa alargada e descreverem de forma aprofundada os critérios e procedimentos de seleção da bibliografia de suporte.

Os textos desta secção devem considerar os seguintes aspetos:

• Título na língua de escrita do artigo e também em língua inglesa.

• Resumo com um máximo de 200 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave, escrito em duas línguas, sendo uma delas o inglês.

• Introdução que destaque a pertinência e a relevância do tema a que se reporta o artigo.

• Revisão de literatura (mapeamento, revisão sistemática, meta-análise ou revisão integrativa) que inclua trabalhos importantes e atuais.

• Sistematização dos contributos e da relevância para a área de conhecimento em análise, do texto produzido.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Estudos de investigação empíricos | investigação e práticas com as TIC

As contribuições que se enquadrem na secção “estudos de investigação empíricos” ou "investigação e práticas com as TIC", devem focar-se na problemática das potencialidades educativas das tecnologias digitais em contextos formais, informais ou não formais de aprendizagem. Podem também inserir-se aqui estudos relacionados com o desenvolvimento, avaliação e validação de protótipos, produtos ou serviços digitais de interesse educacional. Sugerimos que os textos incluam explicitamente os seguintes tópicos:

• Título na língua de escrita do artigo e também em língua inglesa.

• Resumo, com um máximo de 200 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave, escrito em duas línguas, sendo uma delas o inglês.

• Quadro concetual sustentado pela revisão de literatura.

• Apresentação das questões de investigação e dos objetivos do estudo.

• Desenho metodológico da investigação e fundamentação das opções tomadas.

• Explicitação das fontes, técnicas e instrumentos de recolha de dados.

• Apresentação de dados, sua análise e discussão à luz dos objetivos propostos.

• Conclusões do estudo e importância/contributos do mesmo para a área de conhecimento.

• Lista de todas as referências das fontes utilizadas, de acordo com a 6.ª edição da norma APA.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

Os artigos submetidos à revista serão sujeitos a um processo anónimo de revisão por pares. Cada texto será avaliado pelo menos por dois elementos da Comissão de Referee.

Estima-se que o período de tempo entre a submissão de um texto e o envio ao autor de informação referente à aceitação ou não do mesmo para efeitos de publicação não exceda um período de quatro meses.

Da avaliação pode resultar uma rejeição do texto para publicação, uma aceitação mediante revisões sugeridas ou uma aceitação nos moldes inicialmente propostos. A Direção pode também, por critérios de natureza editorial, deliberar pela não publicação.

A aceitação de um texto para publicação não implica a sua publicação no número imediatamente a seguir a essa aceitação reservando a Direção da revista o direito de indicá-lo para publicação num outro número, por razões editoriais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público é um acto de cidadania e responsabilidade social.

É pedido aos leitores que se registem no sistema apenas para efeitos de conhecimento do alcance e impacto da revista.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para preservação e recuperação. Saiba mais...

 

Frequência de publicação

A periodicidade da Revista Educação, Formação & Tecnologias [ISSN 1646-933X ] é de dois números por ano, um a ser publicado em julho e o outro em dezembro.

 

Indexação da revista

A revista Educação, Formação & Tecnologias está indexada em:

| Latindex || Portal Educ@| DOAJ | Dialnet | Periódicos CAPES | Public Knowledge Project | Genamics Journal Seek | Portal LIVRE! | Google Scholar |

 

Política de deteção de plágio

O plágio constitui uma ameaça à qualidade das publicações em geral e em particular às publicações de âmbito formativo como é o caso da Educação, Formação & Tecnologias. Em consequência, a equipa editorial da revista promoverá a deteção de plágio utilizando diferentes peças de software em todos os artigos submetidos para publicação, rejeitando liminarmente os que não oferecerem garantias de originalidade.



Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
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