TICteando no Pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia

Ádila Faria

Resumo


Com base no nosso estudo sobre a integração das TIC e do blogue no Jardim de Infância de rio Côvo Stª Eulália, tentaremos, neste texto, dar conta dos contributos destes recursos para o desenvolvimento e articulação de saberes e competências a vários níveis da linguagem. Procuraremos, assim, salientar as potencialidades do blogue na emergência da leitura e da escrita, na formação cívico-pessoal, no desenvolvimento da autonomia e de formação pessoal e social, articulado com o papel fundamental do Educador e dos adultos que rodeiam a criança. Daremos conta de como através das ferramentas digitais, se pode promover competências literácitas mais profundas e se desenvolvem consistentes aquisições de práticas de autonomia e de espírito crítico.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Blogue, Jardim-de-Infância, emergência da literacia.

---
FARIA, Á. (2008). TICteando no pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp.161-167. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE