Implementação da educação a distância na Universidade de Cabo Verde: análise de uma experiência-piloto

Adriana Mendonça dos Santos, Ana Cristina Ferreira, Marcel Pierres Pereira

Resumo


O presente texto visa apresentar e analisar uma experiência desenvolvida com o objectivo de lançar as bases para introdução da Educação à distância na Universidade de Cabo Verde, no ano lectivo 2008/2009. A experiência-piloto desenvolvida, com recurso à plataforma Moodle, teve como público-alvo trinta docentes e novecentos estudantes. Como principais resultados destacam-se os seguintes: (1) disciplinas criadas na plataforma Moodle com programas e conteúdos essenciais disponibilizados, (2) ferramentas de interacção intensamente utilizadas (sobretudo fórum de discussão), (3) aulas presenciais complementadas e enriquecidas.
--
Palavras-chave: Universidade de Cabo Verde, Moodle, educação à distância.
--
ABSTRACT
This paper aims to present and analyze an experience developed in order to introduce Distance Education at the Cabo Verde University in the academic year 2008/2009. The pilot project, using the Moodle platform, was developed with thirty teachers and nine hundred students. The main results included the following: (1) subjects created in a Moodle plataform with essential contents and programs available, (2) heavily used tools to interact (mainly the Discussion Forum), (3) complemented and enriched classes.
--
Keywords: Cabo Verde University, Moodle plataform, distance education
--
Para citar este texto:
Santos, A. M., Ferreira, A. C., & Pereira, M. P. (2010). Implementação da educação a distância na Universidade de Cabo Verde: análise de uma experiência-piloto. Educação, Formação & Tecnologias, 3(2), 45-60. [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE