Balancing the Two Faces of ePortfolios

Helen Barrett

Resumo


Este artigo foca os dois principais propósitos ou focos de desenvolvimento de portefólios e de como equilibrar ambas as abordagens de modo a aumentar o envolvimento dos alunos no desenvolvimento dos seus portefólios. O texto começa por discutir em que consiste um ePortefólio e como diversos serviços da Web 2.0 podem suportar o seu desenvolvimento. De seguida discutem-se as duas principais abordagens ao desenvolvimento de e-Portefólios - portefólios como espaços de trabalho e portefólios como espaços de apresentação – como enquadramento e referencial para o desenvolvimento de ePortefólios.
--
Palavras-chave: ePortefólio, aprendizagem, avaliação, feedback, reflexão.
--
ABSTRACT
This paper focuses on the two major purposes for developing ePortfolios, and how to balance both approaches to enhance learner engagement with the ePortfolio process. I begin discussing what is an ePortefolio and how several web 2.0 tools can support ePortfolio development. Then I focus on the two main approaches for ePortfolio development: portfolio as workspace and portfolio as showcase as a framework for developing eportfolios.
--
Keywords: ePortfolio, learning, evaluation, feedback, reflection.
--
Para citar este texto:
Barrett, H. (2010). Balancing the Two Faces of ePortfolios. Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), 6-14. [Online], disponível a partir de: http://eft.educom.pt

Texto Completo: [PDF]

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE