Portáteis na sala de aula – projecto navegaR: uma janela com vistas para a frente

Adão Sousa, Maria de Fátima Bessa

Resumo


O projecto “navegaR”, nascido e criado na E. B. 2/3 Penafiel Nº2 em Setembro de 2006, tem-se desenvolvido à luz da Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis, numa perspectiva de inclusão nas práticas lectivas de instrumentos, metodologias e conceitos que, até há bem pouco tempo, ainda não faziam parte da bagagem do professor.
Neste artigo, iremos proceder a um balanço do trabalho realizado no âmbito deste projecto, mostrando a natureza do percurso feito até ao momento, a sua forma de implementação, os pressupostos e enquadramentos teóricos que o sustentam e a dimensão pedagógica, processual e logística que o envolve, passando pela acção reflexiva dos professores que constituem a equipa que dá corpo ao projecto.
Passaremos também um olhar auto-crítico sobre a relação formativa e as implicações que este projecto, necessariamente, tem no processo de construção da aprendizagem por parte do seu público-alvo.
Não deixaremos de dar conta da relação estabelecida entre os protagonistas desta aventura e a perspectiva de partilha e de projecção no futuro que os seus implementadores têm vindo a conceptualizar.
Falaremos também do rosto do projecto, sobretudo no que concerne à sua dimensão de um espaço digital em contínua navegação.
Finalmente, deixamos uma nota sobre a face sonhadora deste projecto e aquilo que representa para os seus autores pelo impacto produzido nas suas práticas lectivas.

Palavras-chave: escola, portáteis, tecnologias.

---
SOUSA, A. & BESSA, M. F. (2008). Portáteis na sala de aula – projecto navegarR: uma janela com vistas para a frente. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(1), pp. 153-160. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE