Tecnologias web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Portugês

Clara Pereira Coutinho

Resumo


No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no corrente ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. eram exploradas desde o ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.

Palavras-chave: Web 2.0, formação de professores, Lingua Materna

--
COUTINHO, C. P. (2009). Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 75-86, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE