Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente

Adriana dos Santos C. Caparróz, Maria Cristina P. Lopes

Resumo


Este artigo faz parte das pesquisas realizadas por um grupo de estudos e pesquisas em tecnologias educacionais e educação a distância e se propõe investigar o professor em ambiente virtual de aprendizagem: sua formação tecnológica e sua prática docente. Nesse contexto, a pesquisa procurou identificar inter-relações entre as discussões teóricas sobre a formação de professores para a educação online e a prática efetiva do professor nessa modalidade. As discussões do artigo se pautam nas tendências atuais da docência online e nos desafios e perspectivas que despontam para uma atuação mais efetiva neste contexto. Os cursos de formação de professores, desde a formação inicial, têm o desafio de alfabetizar tecnologicamente este professor por meio de orientações baseadas em práticas reflexivas e em participação crítica, levando o professor a perceber as tecnologias como meio e possibilidade de ampliar os espaços educacionais, descentralizar o acesso ao saber, modificar a lógica da comunicação, aproximar professores e alunos. A prática do professor na educação online, independente do curso ou disciplina, reflete suas concepções de ensino-aprendizagem e seu posicionamento frente às tecnologias. Todos os dados aqui utilizados foram retirados das trocas realizadas em cursos a distância de formação inicial e continuada oferecidos em uma universidade particular.

Palavras-chave: Educação online; formação tecnológica do professor; prática docente.

--
CAPARRÓZ, Adriana dos Santos C. & LOPES, Maria Cristina P. (2008). Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1 (2); pp. 50-58, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE