Práticas de utilização de computadores Portáteis em contexto educativo: que impactos?

Hugo Monteiro, Maria João Loureiro

Resumo


A utilização de computadores portáteis (ComP) em Portugal é uma realidade recente e em crescimento que traz consigo novas possibilidades de integração das TIC em contextos educativos e, em consequência, de investigação. Assim, considerou-se pertinente divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em países cuja integração dos ComP vem acontecendo na última década, tendo em vista a sua sistematização e a análise das mais-valias destas tecnologias. Da revisão efectuada sobressai que utilizar ComP, para integrar as TIC na Educação, pode permitir aos alunos desenvolver trabalhos com mais qualidade, de forma mais autónoma e responsável. A portabilidade e a utilização regular dos ComP conduz a novas formas de colaborar, de escrever e de apresentar os projectos. Quanto aos professores, o trabalho colaborativo pode aumentar fruto do uso mais regular desta tecnologia. Além disso, há novas possibilidades de utilizar recursos inovadores, de acompanhar os trabalhos, de promover a utilização integrada das TIC. Contudo, interessa salvaguardar que dificilmente estes aspectos serão verificados sem a promoção de metodologias centradas no aluno e nas aprendizagens e um compromisso da comunidade educativa. Sem estes suportes pode haver resistências e dificuldades na integração das TIC.

Palavras-chave: Computadores portáteis; Tecnologias da Informação e Comunicação, utilização das TIC na Educação, práticas lectivas.

--
MONTEIRO, H. & LOUREIRO, M. J. (2009). Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo: que impactos? In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (1); pp. 30-43, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE