E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências.

Cidalia Arsénio Marques, Pedro Rocha dos Reis

Resumo


Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências.
Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino.
Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competências Básicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.
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Palavras-chave: Certificação de competências, e-portefólios, portabilidade, reflexão.
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MARQUES, Cidália & REIS, Pedro (2009). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico – Estratégia de promoção e certificação de competência. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 58-66, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
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