As TIC na formação inicial da ESE João de Deus

Teresa Silveira Botelho, Dolores Madrid Vivar

Resumo


O estudo teve como principal objectivo identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto da escola e dos professores.
Realizámos um estudo longitudinal desenvolvido em quatro fases, iniciando este trabalho com a recolha de informação, através da aplicação de questionários e entrevistas, sobre a utilização e/ou integração das Tecnologias a todos os alunos da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo da Escola Superior de Educação João de Deus, todos os seus Docentes e a 15 professores titulares, ex-alunos da nossa Escola de formação.
Foi assim possível confirmar que existe uma diferença entre informação e conhecimento e que se torna necessário alterar o discurso pedagógico
--
Palavras-chave: Comunicação, comunidades online, formação inicial de professores, (in)formação, TIC.
--
BOTELHO, Teresa, & VIVAR, Dolores (2009). As TIC na formação inicial da ESE João de Deus. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 84-94, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE