“Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida específicas de mulheres adultas em relação às TIC.

Rita Bencivenga, José Luís Ramos, Vicência Maio, Marinela Festas

Resumo


Este texto tem como objectivo apresentar e discutir resultados de uma investigação conduzida em cinco países europeus sobre as necessidades de aprendizagem ao longo da vida de mulheres adultas no uso de tecnologias.
A metodologia adoptada baseou-se em entrevistas autobiográficas a cerca de 250 mulheres nos diferentes países e que puderem assim expressar as suas ideias, expectativas, necessidades, interesses, sentimentos e emoções relativamente às tecnologias de informação e comunicação (computador e Internet) e ao seu uso em diferentes contextos.
Foram igualmente seleccionadas cinco revistas destinadas a este grupo-alvo, por país, e realizada a análise de conteúdo apropriada. O estudo incluiu ainda entrevistas a “experts” (três por país) no domínio da educação, género e tecnologias.
O estudo apresenta os resultados da investigação e questiona alguns dos estereótipos mais comuns relativos à relação entre a mulher e as tecnologias bem como as práticas formativas convencionais que não atendem, regra geral, aos aspectos associados à natureza do género.
O estudo enuncia algumas recomendações a levar em consideração na concepção e planeamento de acções de formação destinadas a mulheres adultas no quadro da aprendizagem ao longo da vida.

Palavras-Chave: género, tecnologia, educação, aprendizagem ao longo da vida, entrevistas narrativas.

---
BENCIVENGA, R., RAMOS, J. L., MAIO, V. & FESTAS, M. (2008). “Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida especificas de mulheres adultas em relação às tecnologias de informação e comunicação. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 1(1), pp. 11-22. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE