Blogue: Tecnologia com Potencialidades para o Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa

Etelvira Querido Figueiredo, Eduardo Luís Cardoso

Resumo


A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.
--
Palavras-chave: Aprendizagem, blogue, ensino, língua Inglesa, TIC.
--
ABSTRACT:
The construction of a class blog in the classroom is a strategy for learning English as a foreign language (EFL) in which the development of the four skills is considered: reading, listening, speaking and writing. The blog stands out to be a tool with characteristics that allow the creation of an environment where students participate actively in their own learning process as far as they get involved in real activities or simulations very close to the real ones where collaboration and interaction are naturally required. Besides the development of the communicative competence in the foreign language, the integration of attitudes such as autonomy, reflection and responsibility in students´ behavior are evidence revealed in the study carried out with level 4 of English high school students.
--
Keywords: learning, blog, teaching, English language, ICT.
--
Para citar este texto:
Figueiredo, E. M., & Cardoso, E. L. (2011). Blogue: Tecnologia com Potencialidades para o Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. Educação, Formação & Tecnologias, 4 (2), 50-60 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE