Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online

Pedro Barbosa Cabral, Lúcia Amante

Resumo


Neste artigo apresenta-se um estudo realizado no âmbito do ensino superior a distância. Tendo como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson Community of Inquiry Framework, analisa-se a perspectiva dos alunos de um curso de 1º Ciclo sobre o papel da Coordenação, num ambiente de aprendizagem online. Constata-se que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo em questão, principalmente na componente presença social.
--
Palavras-chave: Coordenação de cursos online, educação a distância, Modelo de Garrison e Colaboradores.
--
ABSTRACT:
In this paper we present part of a study in Online Higher Education which analyzes the students' perspective about the role of a Course Coordination in an online learning environment. It builds on the transactional model of Distance Education from Garrison, Anderson and Archer Community of Inquiry Framework. The results suggest that coordination may constitute a relevant factor in the model considered, particularly in social presence. There were also differences at this level, according to the academic year in which the students started the course.
--
Keywords:Online courses coordination, distance education, Garrison and Collaborators’ Framework.
--
Para citar este texto:
Cabral, P. B. & Amante, L. (2011). Coordenação de Curso e Presença Social num Contexto de Aprendizagem Online. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 45-52 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE