Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores

Anabela Gomes, Joana Henriques, António Mendes

Resumo


Os elevados níveis de insucesso em disciplinas onde são ensinados os conceitos mais básicos de programação, em qualquer grau e sistema de ensino, é um problema universal que tem sido alvo de variadas pesquisas, resultando também em diversificados sistemas, sem que contudo o panorama tenha melhorado significativamente. Na nossa óptica existe um conjunto de razões que estão na origem do problema, nomeadamente, métodos de ensino e aprendizagem desadequados, falta de vários tipos de competências por parte dos alunos, em particular no que respeita à resolução de problemas, a difícil natureza do tema e uma forte conotação negativa que lhe está associada. Porém, pensamos que as metodologias tradicionalmente utilizadas para aprender/ensinar estes assuntos não se revelam suficientes, pelo que é apresentada uma nova proposta, centrada na actividade de resolução de problemas, de acordo com o nível cognitivo do aluno e os seus estilos preferenciais de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Programação, Estilos de Aprendizagem, Psicologia da Programação.

---
GOMES, A., HENRIQUES, J., MENDES, A. J. (2008). “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores”. ”In Educação, Formação & Tecnoloigias; vol.1(1), pp. 93-103. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE