Podcasts para Apoiar o Estudo Independente de Matemática: Reação dos Alunos à Produção e à Visualização

Rute Almendra Lopes, Ana Amélia Carvalho

Resumo


Os programas de Matemática A do ensino secundário são extensos, exigindo que os alunos estudem autonomamente em casa. Por sentirem dificuldade em fazê-lo, é frequente recorrerem a apoio fora da escola para os ajudar a estudar. Neste artigo apresentamos um estudo sobre enhanced podcasts produzidos pelos alunos e para os alunos, disponibilizados na plataforma Moodle. Cada enhanced podcast apresentava a resolução escrita e explicação oral da resolução de um exercício proveniente dos exames nacionais do 12º ano ou dos testes intermédios nacionais. O estudo é do tipo quasi-experimental e os resultados mostram o impacte dos enhanced podcasts no apoio ao estudo independente, tendo revelado diferenças na aceitação dos mesmos por bons e alunos com mais dificuldades.
--
Palavras-chave: Podcast, Matemática, estudo independente.
--
ABSTRACT:
The programs of Mathematics A from secondary school are extensive, requiring students to study independently at home. As it is hard to do, students frequently seek support outside school to help them study. In this paper we present a study about enhanced podcasts produced by students and for students. Each enhanced podcast presented a written resolution and an oral explanation of an exercise from the national exams for the 12th grade or intermediate national tests. A quasi-experimental study was carried out and results show the impact of enhanced podcasts to support independent study and differences show up in its acceptance between good students and students with more difficulties.
--
Keywords: Podcast, Mathematics, independent study.
--
Para citar este texto:
Lopes, R. A., & Carvalho. A. A, (2011). Podcasts para Apoiar o Estudo Independente de Matemática: Reação dos Alunos à Produção e à Visualização. Educação, Formação & Tecnologias, 4 (2), 35-49 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE