O Geódromo e o Climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências

José Bidarra, Olímpio Martins

Resumo


Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados.
O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).

Palavras-chave: Ambientes virtuais, Ciência Viva, multimédia educacional.

---
BIDARRA, J. & MARTINS, O. (2008). O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes Virtuais Multimédia no Ensino das Ciências. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 1(1), pp. 137-141. Disponível em http://eft.educom.pt
---

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE