O e-learning: uma prática pedagógica desafiadora na Uni-CV

Maria Luísa Inocêncio

Resumo


Numa altura em que os ambientes de aprendizagem virtual ganham relevância e atualidade, os dispositivos tecnológicos que têm na Internet o seu principal suporte surgem como uma alternativa inovadora por contraposição às metodologias de aprendizagem prioritária e meramente assentes no ensino presencial.
Este artigo, que tem como objetivo apresentar os resultados de práticas de utilização da plataforma Moodle na Uni-CV, insere-se numa perspetiva de demarcação metodológica de utilização da plataforma apenas como complemento e reforço das aulas ministradas em regime presencial.
Com este texto pretende-se fornecer subsídios para a reflexão sobre novas estratégias de aprendizagem na Uni-CV e contribuir para o incentivo à adoção de trajetórias de implementação de práticas bem sucedidas no processo de ensino-aprendizagem.
--
Palavras-chave: ensino a distância, plataforma Moodle, modelos de aprendizagem a distância.
--
ABSTRACT:

At a time when virtual learning environments are becoming increasingly relevant and topical, technological devices, whose main support is the Internet, are emerging as an innovative alternative as opposed to learning methodologies primarily and merely based on classroom teaching.
This paper aims to present the results of an experiment in using the Moodle platform at Uni-CV as part of a new approach to the teaching-learning process and a methodological demarcation from traditional educational processes. It reports on the experiment carried out as a complement and reinforcement of classroom-based teaching.
This text aims to provide tools for reflection on new learning strategies at Uni-CV and to be an incentive for the implementation of successful practices in the teaching-learning process
--
Keywords: distance learning, Moodle platform, ICT, distance learning models.
--
Para citar este texto:
Inocêncio, M. L. (2012). O e-learning: uma prática pedagógica desafiadora na Uni-CV. Educação, Formação& Tecnologias, 5(1), 33-46 [Online], disponível a partir de http://eft.educom.pt.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE