Facebook como Plataforma de Ensino/Aprendizagem: o que dizem os Professores e Alunos do IFSertão – PE

Gersica Agripino Alencar, Murilo Rebouças Moura, Ricardo Barbosa Bitencourt

Resumo


As mídias sociais estão presentes no cotidiano de pessoas de diferentes faixas etárias, sendo importante a discussão sobre a inserção dessas no desenvolvimento de atividades educacionais, possibilitando a interação para além das salas de aulas entre discentes e docentes. Apresentaremos neste artigo o resultado de uma análise de conteúdo e ainda os resultados de uma abordagem quantitativa qualitativa realizada entre professores e alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina sobre o uso das redes sociais digitais, que teve como objetivo relatar e discutir o uso do Facebook como plataforma de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a mídia social, na opinião de alunos e professores, pode ser um aliado no desenvolvimento do fazer pedagógico.

Palavras-chave: nativos digitais, ambiente virtual de ensino, rede social digital.


Facebook for teaching and learning: what the IFSertão - PE teachers and students say about it

Abstract:

Social media are present in the daily life of people of different ages; therefore, it is important to discuss the inclusion of these in the development of educational activities, enabling interaction beyond the classroom between students and teachers. In this article we present the results of a content analysis and also the results of a qualitative approach to quantitative held between teachers and students of Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina about the use of social networks, that aimed to report and discuss the use of Facebook as a platform for teaching and learning. We conclude that social media, in the opinion of students and teachers, can be an ally in the development of pedagogical activity.

Keywords: educational platform, facebook, online social networks.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE