Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa.

Isabel Cristina V. Marson, Ademir Valdir dos Santos

Resumo


A pesquisa que se apresenta discute possibilidades formativas da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Foi embasada num curso de formação continuada com oito professores de Língua Inglesa do ensino superior. Foram propostos, utilizados e avaliados recursos aplicáveis às práticas educativas: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. A avaliação foi feita com base nas respostas a perguntas e questionários, que foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que os ambientes virtuais possibilitam novas práticas educativas com ganhos para o ensino-aprendizagem. A análise configurou categorias relacionadas à formação continuada docente, que exprimem as possibilidades didático-pedagógicas do computador e da Internet: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança, melhora, equipamento.

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem, docência, formação continuada, Língua Inglesa.

--
MARSON, Isabel Cristina & SANTOS, Ademir Yaldir (2008). Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: Possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1 (2); pp. 40-49, Novembro de 2008; disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE