Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa

Isabel Andréa Barreiro-Pinto, Marco Silva

Resumo


Os princípios da avaliação presencial podem ser transpostos para a modalidade online? Este texto parte desta indagação e é fruto de uma pesquisa que buscou analisar o processo de avaliação da aprendizagem conduzido em um curso de online e, ao mesmo tempo, desenvolver a transposição de procedimentos da avaliação presencial da aprendizagem para o ambiente de interfaces online. Seu referencial teórico articula os temas: (a) cenário comunicacional a partir do conceito de “cibercultura” e (b) concepções de avaliação nas modalidades presencial. Finalmente, discute os seguintes resultados da pesquisa: (a) é possível transpor princípios da avaliação da aprendizagem presencial para o contexto online, (b) os fóruns e os chats permitem estabelecer a mediação técnica e pedagógica da avaliação, (c) a avaliação precisa considerar as possibilidades e limites técnicos e pedagógicos para construção da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; educação presencial; educação online; cibercultura.

--
BARREIRO-PINTO, Isabel Andréa & SILVA, Marco (2008). Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa. In Educação, Formação & Tecnologias; vol.1 (2); pp. 32-39, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Educação, Formação & Tecnologias - ISSN 1646-933X
Educom - APTE